Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A crise revela o que temos no nosso coração.


A crise revela o que temos no nosso coração
“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contamina o homem”. Marcos 7.21-23.

A Palavra de Deus, quando comparada às nossas Palavras, ações e conduta se tornam o espelho que reflete o nosso verdadeiro coração.

É de grande importância observar através das nossas palavras, ações, relacionamentos e conduta, comparando com a Palavra de Deus, o nosso coração. Crentes maravilhosos, cheios de dons e talentos têm se tornado inoperante para a edificação da igreja de Jesus por causa dos seus corações. São enganados por eles mesmos.
Precisamos fazer sempre observações do nosso coração, se realmente ele está refletindo as virtudes e preceitos da vontade de Deus, ou estão refletindo as nossas dores, feridas, traumas, de uma vida sem afeto, sem justiça, sem direção. Uma vida doente.
Neste pequeno estudo, estaremos aprendendo as verdades e como podemos sondar o nosso coração. O salmista pediu a Deus para sondar o seu coração, lhe dar um coração puro, ele queria ter um coração segundo o coração de Deus, e de fato, ele foi chamado “o homem segundo o coração de Deus”. Ele aprendeu a entregar o seu coração à luz de Deus, a expor, manifestar, colocar para fora o que tinha dentro, e não esconder debaixo dos tapetes da maldade, egoísmo, mentira e engano. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”. Salmo 51.10.

Você Conhece o seu coração? Com certeza, Deus e as pessoas que você convive o conhecem.

O coração segundo Deus, é o centro da nossa vontade e decisões, Jesus Cristo falou que – “a boca fala do que está cheio o coração”. Mateus 12.34.
Deus disse em Jeremias 17.9 e 10, “Enganoso é o coração, mais de que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.
Sendo assim, muitas vezes Deus permite períodos de crises, pois são nesses períodos que revelamos o que tem dentro do nosso coração - “E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava em teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não”. Deuteronômio 8.2.
Por este motivo o Senhor nos pede para guardar o nosso coração – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”. Provérbios 4.23.
Quando o povo de Deus errou, Deus disse que eles erraram primeiro no coração – “Por isso, me indignei contra esta geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos”. Hebreus 3.10.
Por esse motivo que os que forem escolhidos para exercerem liderança no meio do povo de Deus, devem ser fiéis, cuja fidelidade foi testada através da sua conduta e a maneira de transmitir as verdades aos outros. Paulo ensinou isso – “Tu, pois, eu, filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. 2 Timóteo 2.1-2.

O Senhor testa os corações, e as crises sempre são um bom teste. Como você tem reagido diante delas?

Jesus Cristo fez com que os seus discípulos passassem por esse teste, quando na ceia, Ele revelou que entre eles havia um traidor. Observe todo o diálogo de Jesus com os seus discípulos em Mateus 26.20-22.

1. Jesus revela que entre eles tem um traidor, um infiel - “E, chegada a tarde, assentou-se a mesa com os doze. E, enquanto eles comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair”.

2. Os discípulos se entristecem muito e revelam os seus corações – “E eles, entristecendo-se muito, começaram um por um a dizer-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?

 Eles não apontaram para os outros e falaram – Porventura não é ele o traidor Senhor? Eles não procuraram o erro fora, mas dentro deles mesmos.
Quando acontece alguma coisa ruim, muitas pessoas procuram sempre a causa em outras pessoas, sempre é o irmão que não presta, que está errado, que falhou.
Poucos olham para dentro de si, e perguntam, “será que eu errei Senhor?” “Mostra-me o meu coração”. Os que fazem isso são os fiéis, os que podem ajudar a pastorear o rebanho, pois não estão debaixo da regência de um espírito critico de acusação e condenação, mas de baixo da regência de um espírito humilde e submisso.

Retrato do coração.

Precisamos de pessoas que tem o habito de pedir ao Senhor para sondar os seus corações. Pessoas que estão dispostas a aprender com outros, a mudar, a se humilhar e se submeter aos outros em amor – “Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor”. Efésios 5.21. Como é um coração infiel? Um coração infiel é:

1. Um coração que vive sempre achando que os outros estão errados e ele está certo – “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto a luz que em ti há são trevas, quão grande são essas trevas”. Mateus 6.22-23

2. Um coração que não se humilha não se submete à vontade de Deus – “Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe”. Salmo 138.6.

3. Um coração que vive amargurado, triste, fazendo com que aqueles que vivem perto se alimentem da sua amargura e tomem partido contra os outros sem refletir – “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Hebreus 12.15.

4. Um coração doente que adoece o corpo e a alma – “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos”. Provérbios 17.22.

5. Um coração sem amigos, só, solitário, como verdadeiros espinheiros que espetou muitos, que feridos e receosos não querem mais se relacionar com ele – “Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou beberrão, ou roubador, com o tal nem ainda comais”. I Coríntios 5.11. “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desvia-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre (coração); e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos simples”. Romanos 16.17-18.
Concluímos este estudo, pedindo ao Senhor, que nos dê um coração puro, obediente, submisso e cheio da Sua Graça, para que possamos como instrumento em Suas mãos sermos úteis na Sua igreja na terra.

Pr. Alailson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.