Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

terça-feira, 23 de março de 2010

Confira um dos vários estudos sobre "Os dos do Espírito Santo" dados pelo Pr. Alailson Dias.



OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Lt. I Co. 12:11
Introdução:
  Na dimensão do batismo com o Espírito Santo, a experiência inicial é o  “falar em línguas”.
I-       O SIGNIFICADO DOS DONS ESPIRITUAIS
1-     Duas palavras importantes:
a)     DOM. Significa donativo, dádiva, presente. Refere-se, também a dote ou qualidade natural; poder, virtude ou mérito. “Em grego “Charisma”, singular,” “charismata” plural I Co. 12:31.  Não se trata de algo que se pode guardar como bem entender. Os dons do Espírito, não são prêmios por serviços prestados. Não depende de nossos méritos. São concedidos gratuitamente, segundo conhecimento e vontade soberana do Espírito Santo.
b)     MANIFESTAÇÃO. ICo. 12:7. No grego, “Phanerósis”, significa tornar claro, fazer conhecido ou trazer a luz. Revela as obras que o Espírito santo realiza através dos cristãos.
2-     Diferentes categorias de dom.
Para que não se faça confusão, a bíblia define os dons espirituais.
3-     O que são os dons do Espírito? Significam uma concessão especial e sobrenatural de Deus para realização de sua obra através da igreja.
a)     Não confundir os dons espirituais com os naturais. Estes são as capacidades inatas que se manifestam para a realização de certas atividades. São habilidades congênitas que surgem com as pessoas. Eles devidamente canalizados para certos trabalhos na obra de Deus, torna-se uteis. Mas não confundamos com os dons espirituais.


b)     Os dons atestados pessoais de santidade. É uma falsa idéia imaginar que o possuidor do dom espiritual seja mais santo ou mais espiritual que os outros. A santidade ou espiritualidade de um cristão na se mede pela manifestação de um dom. o espírito Santo não depende de mérito da santidade de ninguém. Ex. At. 3:12 Pedro e João rejeitou a glória.




c)     Os dons do Espírito capacitam o cristão a fazer a obra de Deus com graça e eficiência. ICo. 12,4,7. Os dons pertencem ao Espírito Santo. Eles não devem ser manipulados por ninguém, e não se pode atribuir a Ele alago que Ele não inspirou, e nem autorizou a dizer ou fazer. o Espírito Santo manifesta em um coração humilde e respeitoso. Somos apenas instrumentos para realização de sua obra.

II-    OS PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
1-     Revelar ao mundo a Igreja como corpo de Cristo Ef. 1:22,23, através da:
a)     UNIDADE. ICo. 12:12,13. Dois fatores sustentam a unidade do corpo: sangue e espírito. O primeiro apesar dos diferentes membros espalhados, é o mesmo para todo organismo. O segundo não se localiza em determinado órgão, mas esta em todo ser humano. Os dons do Espírito manifestam-se no corpo de Cristo, e ajuda a manter a unidade.
b)     DIVERSIDADE DOS DONS I Co. 12:14-26. O corpo possui muitos membros e todos são indispensáveis para seu perfeito funcionamento. Cada cristão é parte integrante da igreja de Cristo tem uma função a realizar. A diversidade dos dons dentro da unidade da igreja.
c)     FUNCIONALIDADE ICo. 12:27. Os membros estão no corpo para funcionarem em harmonia com a cabeça. Da mesma forma que ela comanda todo funcionamento do organismo, os dons são concedido a igreja para funcionarem de acordo com a vontade de Cristo ICo. 12:11. A sua função não é torna um membro mais importante que outro, mas para beneficio da igreja.
d)     POTENCIALIDADE I Co. 12:28-31. Nenhum membro tem utilidade, fora do corpo. A função de cada um é o resultado da vida, da energia que os une entre si. A igreja também é energizada pelo Espírito Santo, através dos dons espirituais. Ela sem esta potencialidade seria morta e estagnada.
2-     Mostrar que os dons do Espírito são diversos, mas o doador é um só. ICo. 12:4. Os dons espirituais semana de uma mesmo fonte. A diferença das manifestações dos dons não é para exaltação das pessoas, e nem para individualização, mas visa a unidade do corpo de Cristo
3-     Promover a edificação e o aperfeiçoamento dos santos através da MUTUALIDADE ICo. 12:21,25,26. Os dons do Espírito Santo. Eles não podem ser negociados pelas pessoas. São manifestações que não dependem do intelecto de quem possui. A mutualidade não se manifesta só pela vontade do homem , mas também pela vontade do Espírito Santo. O aperfeiçoamento acontece, a medida que crescemos em maturidade, e então os dons manifestam com freqüência e efetividade.
       Então o propósito divino, através dos dons espirituais, é:
a)     A glorificação do Senhor Jesus. Jo. 16:14
b)     A confirmação da Palavra de Deus. Mc. 16:15-20
c)     A edificação de igreja ICo. 14:12

III-  A CLASSIFICAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
1-      DONS DE SABER
a)   Palavra de sabedoria ou conhecimento
b)   Palavra de ciência
c)   Discernimento de espíritos
2-     DONS DE PODER
a) 
b)  Os dons de curar
c)  Operação de milagres
3-     DONS VERBAIS
a)  Dom de profecia
b)  Dom de línguas
c)  Dom de interpretação de línguas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.