Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

Revendo Valores




Revendo nossos valores
O que são valores?
Valores são prioridades que se expressam consistentemente em ações concretas. Todos nós temos valores e a pergunta não é se você tem valores, mas, quais são os seus valores? Muitas vezes os valores que declaramos ter não são valores reais, mas valores mascarados, pois a natureza humana naturalmente esconde os seus verdadeiros valores.
Adão tinha o maior valor da sua vida, seu relacionamento com Deus que lhe dava uma vida plenamente suprida, mas quando desobedeceu a Deus, logo os seus valores foram mudados.
  1. Fuga constante da presença de Deus. Quando ouviu a voz do Senhor ele e sua mulher se esconderam – “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim ”. Gênesis 3.8. Esta é ainda hoje a reação do homem, se esconder da verdade.
  2. Dominado pelo medo da verdade, pois ele descobriu que estava nu – “Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me”. Gênesis 3.9-10. Até hoje a nudez do homem o faz se esconder.
  3. Não assumir os erros, arrepender e procurar mudar, mas procurar culpados – “Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi”. Gênesis 3.11-12. Adão declara que a culpa não é dele, mas da mulher que Deus lhe deu. Os valores foram trocados, e desde esse terrível episódio, os homens só repetem o que Adão e Eva fizeram.
Valores são as chaves do Reino de Deus.
Valores são chaves do reino de Deus. Eles são baseados em relacionamentos vertical e horizontal. Jesus declarou isso – “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:37-39. Quando Adão desobedeceu a Deus, o seu relacionamento vertical foi afetado. Ele já não mais recebia a vida de Deus no seu relacionamento diário e passou a se alimentar de si mesmo e do mundo que afastava de Deus.
O maior valor da vida de um homem é o seu relacionamento com Deus – “Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem. Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer”. Salmo 16.1-3. “Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo”. Salmo 9.1-2. Assim também o seu relacionamento horizontal foi afetado. O homem passou a se relacionar com os da sua espécie baseado na mentira e nos interesses pessoais.
Em seguida, o valor do seu relacionamento com o seu próximo – “Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade ”. I João 3.13-18.
O maior amor que podemos ter pelo nosso próximo está baseado na evangelização. Este é um valor eterno que oferecemos às pessoas que amamos – “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido”. Romanos 10:9-11.

Como podemos discernir os valores?
Não através de perguntas, mas observando onde gasto meu dinheiro, o meu tempo. Alguns dizem: “eu amo a igreja, quero vê-la crescer, amo a bíblia a oração...”. Mas não são palavras que demonstram nossos valores e sim, as nossas ações. “Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. Lucas 6.43-46.

Conclusão.
Que você, querido discípulo, tenha firmado em sua vida os verdadeiros valores da vida e então você receberá a recompensa – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor

Pr. Alailson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.