O CRISTÃO DEVE CONTROLAR SEU TEMPERAMENTO
Texto: Pv. 16:32
INTRODUÇÃO: Geralmente, somos nós mesmos os maiores culpados por alguns problemas que ocorrem na igreja, em razão do descontrole verbal e emocional
I- A IRA ANULA A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO
O homem espiritual sabe se controlar, tanto verbal quanto emocionalmente. Tg. 1:19
1- O sábio ouve a palavra com interessa- Em Pv. 18:13 “ responder antes de ouvir é tolice”. Tiago nos afirma que devemos estar prontos para ouvir. Tiago aponta para a realidade de que muitas dificuldades do nosso temperamento se deve a nossa incapacidade de diálogo, e de conhecer as razões alheias.
2- O sábio na se apressa em tirar conclusões- Tiago também ressalta a importância de sermos “tardio no falar” Tg. 1:19 no grego tardio é “ bradýs” cuja a idéia é refletir . O cristão mais do que qualquer outra pessoa deve refletir antes de falar. Is. 11:3
3- O sábio exerce domínio sobre suas emoções- Tiago nos adverte a sermos tardio no ira-se; mostrando que o cristão deve ser ponderado e equilibrado. Quando sofremos retaliação ou somos vítimas de insultos, corremos riscos de ficarmos encolerizados. A ira é tão tirânica que é capaz de dominar a mente do cristão.
A ira é um dos mais fortes sentimentos; já dizia Aristóteles que “o difícil irar-se no momento certo, pelo motivo certo e na medida certa.”
A maturidade emocional se revela através de uma série de características relacionadas ao equilíbrio de todos componentes de nossa personalidade, como capacidade de saber gerenciar as próprias emoções e saber que somos capazes de encarar a vida de modo realista.
II- O CRISTÃO IRACUNDO PRECISA CRESCER EM MATURIDADE
Tiago ainda fala de outras áreas de nossas vidas que fazem parte de nossa natureza que precisa ser controlada. Tg. 1:21 “ Despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa pra salvar vossa alma”
1- O cristão deve rejeitar conduta moral impura- no grego despojando-vos: “ apothémenoi” cuja a idéia e remover, afastar”. Esse vocábulo é usado para indicar que o homem deve se livrar dos empecilhos que a vida espiritual, tal como roupas sujas devem ser removidas.
2- O cristão deve rejeitar todo vestígio do mal- Ao agir de modo carnal, egoísta e iracundo, o cristão revela falta de temor a Deus. Quando a palavra de Deus é recebida de bom grado, ela germina e cresce transformando a nossa vida, dando-nos a garantia da salvação final. Jo. 15:1-8.
3- O cristão deve viver uma vida irrepreensível- Os cristãos precisam ser conscientes da necessidade de despojar-se do velho homem Ef. 4:22-27. É uma auto-ilusão que o objetivo de Deus é que vai a igreja somente para ouvir a palavra ao invés de experimentar uma transformação de vida Tg. 1:22
III- O CRISTÃO DEVE PRATICAR A PALAVRA
A palavra de Deus deve se torna parte permanente na vida do servo de Deus. Tg. 1:21b “ ... recebei a palavra enxertada, a qual pode salvar vossa alma”.
1- O conhecimento teórico não produz maturidade- a fim de que ninguém faça uma concepção equivocada que significa acolher a palavra Tiago explica em Tg. 1:22-27
2- O cristão deve ser um praticante da palavra- a bíblia é o espelho de Deus que reflete para nós a imagem de Jesus Cristo, e com essa imagem estamos sendo moldados. Quando alguém vê a Cristo, vê o caráter eterno que deverá possuir II Co. 3:18.
CONCLUSÃO: Aquele que quer ser um cristão de verdade! Precisa aprender a dominar sua natureza pecaminosa e viver uma vida irrepreensível Fp. 2:15
Pr. Alailson Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.