Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

O CRISTÃO DEVE CONTROLAR SEU TEMPERAMENTO




O CRISTÃO DEVE CONTROLAR SEU TEMPERAMENTO
Texto: Pv. 16:32
INTRODUÇÃO: Geralmente, somos nós mesmos os maiores culpados por alguns problemas que ocorrem na igreja, em razão do descontrole verbal e emocional

I-                    A IRA ANULA A ESPIRITUALIDADE DO CRISTÃO

O homem espiritual sabe se controlar, tanto verbal quanto emocionalmente. Tg. 1:19
1-      O sábio ouve a palavra com interessa- Em Pv. 18:13 “ responder antes de ouvir é tolice”. Tiago nos afirma que devemos estar prontos para ouvir. Tiago aponta para a realidade de que muitas dificuldades do nosso temperamento se deve a nossa incapacidade de diálogo, e de conhecer as razões alheias.

2-      O sábio na se apressa em tirar conclusões- Tiago também ressalta a importância de sermos “tardio no falar” Tg. 1:19 no grego tardio é “ bradýs” cuja a idéia é refletir . O cristão mais do que qualquer outra pessoa deve refletir antes de falar. Is. 11:3

3-      O sábio exerce domínio sobre suas emoções- Tiago nos adverte a sermos tardio no ira-se; mostrando que o cristão deve ser ponderado e equilibrado. Quando sofremos retaliação ou somos vítimas de insultos, corremos riscos de ficarmos encolerizados. A ira é tão tirânica que é capaz de dominar a mente do cristão.
A ira é um dos mais fortes sentimentos; já dizia Aristóteles que “o difícil irar-se no momento certo, pelo motivo certo e na medida certa.”
A maturidade emocional se revela através de uma série de características relacionadas ao equilíbrio de todos componentes de nossa personalidade, como capacidade de saber gerenciar as próprias emoções e saber que somos capazes de encarar a vida de modo realista.

II-                  O CRISTÃO IRACUNDO PRECISA CRESCER EM MATURIDADE

Tiago ainda fala de outras áreas de nossas vidas que fazem parte de nossa natureza que precisa ser controlada. Tg. 1:21Despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa pra salvar vossa alma”

1-      O cristão deve rejeitar conduta moral impura- no grego despojando-vos: “ apothémenoi” cuja a idéia e remover, afastar”. Esse vocábulo é usado para indicar que o homem deve se livrar dos empecilhos que a vida espiritual, tal como roupas sujas devem ser removidas.

2-      O cristão deve rejeitar todo vestígio do mal- Ao agir de modo carnal, egoísta e iracundo, o cristão revela falta de temor a Deus. Quando a palavra de Deus é recebida de bom grado, ela germina e cresce transformando a nossa vida, dando-nos a garantia da salvação final. Jo. 15:1-8.

3-      O cristão deve viver uma vida irrepreensível- Os cristãos precisam ser conscientes da necessidade de despojar-se do velho homem Ef. 4:22-27. É uma auto-ilusão que o objetivo de Deus é que vai a igreja somente para ouvir a palavra ao invés de experimentar uma transformação de vida Tg. 1:22

III-                O CRISTÃO DEVE PRATICAR A PALAVRA

A palavra de Deus deve se torna parte permanente na vida do servo de Deus. Tg. 1:21b... recebei a palavra enxertada, a qual pode salvar vossa alma”.

1-      O conhecimento teórico não produz maturidade- a fim de que ninguém faça uma concepção equivocada que significa acolher a palavra Tiago explica em Tg. 1:22-27

2-      O cristão deve ser um praticante da palavra- a bíblia é o espelho de Deus que reflete para nós a imagem de Jesus Cristo, e com essa imagem estamos sendo moldados. Quando alguém vê a Cristo, vê o caráter eterno que deverá possuir II Co. 3:18.

CONCLUSÃO: Aquele que quer ser um cristão de verdade! Precisa aprender a dominar sua natureza pecaminosa e viver uma vida irrepreensível Fp. 2:15


Pr. Alailson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.