Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

terça-feira, 8 de junho de 2010

"Doze edificaçoes vulneraveis do ser humano"



DOZE EDIFICAÇÔES VULNERAVÈIS DO SER HUMANO

Introdução: A construção foi comparada pelo Mestre Jesus Cristo de Nazaré como a vida das pessoas. A construção sólida não cai, apesar de ‘agredida’. A edificação fraca findará ruindo. O material usado nas bases é o segredo da estabilidade. O que obedece a Cristo estará firme; o que não obedece, tombará.

1 – A CASA DO EGOÍSMO. O egoísmo gera a centralização e a centralização, o naufrágio. Hamã agiu assim e morreu infeliz. “E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então, Hamã disse no seu coração: De quem se agradará o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?” Et 6. 6. O que vê com bons olhos o semelhante não tem de temer o egoísmo.

2 – A CASA DA GRANDEZA PESSOAL. O orgulho gera a soberba, e a soberba, a antipatia. Herodes morreu por esta razão. “E, num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes dirigiu a palavra. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem! No mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus; e, comido de bichos, expirou.” At 12. 21-23. Autopromoção: perigo à vista!

3 – A CASA DO ISOLAMENTO. O isolamento gera a solidão, e a solidão, a inutilidade. A união é a força. Salmo 133: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” Não é bom que o homem esteja só!

4 – A CASA DO FINGIMENTO. O fingimento gera a simulação, e a simulação, o engodo. Judas viveu fingindo. “Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo.” Jo 6. 70. Judas era um ‘doente saudável’.

5 – A CASA DA MÁGOA. A mágoa gera amargura, e a amargura, os relacionamentos inseguros. Esaú acalmou sua fúria ao perdoar Jacó. “E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram. Depois, levantou os seus olhos, e viu as mulheres e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então, chegaram as servas, elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Léia com seus filhos, e inclinaram-se; e, depois, chegaram José e Raquel e inclinaram-se. E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens. Então, disse Jacó: Não! Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão, porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus; e tomaste contentamento em mim.” Gn 32. 1-10. Um abraço amável elimina o rancor.

6 – A CASA DA MALEDICÊNCIA. A maledicência gera o comentário, e o comentário, as versões. Salomão orientou a não ser amigo de quem muito abre os lábios. “O que anda maldizendo descobre o segredo; pelo que, com o que muito abre os lábios, não te entremetas.” Pv 20. 19. A fala demasiada é uma armadilha.

7 – A CASA DA PREGUIÇA. A preguiça gera a fome, e a fome, o crime. A plantação do medíocre morre no mato. “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e eis que toda estava cheia de cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada. O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução. Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.” Pv 24. 30-33. Trabalho procurado, trabalho achado!

8 – A CASA DA MISTURA. A mistura ofusca a identidade, e a identidade ofuscada, a perda da autenticidade. Sansão misturou sua missão com a fantasia. “Então, ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere.” Jz 16. 19-21.

9 – A CASA DA INSUBMISSÃO. A insubmissão gera a desobediência, e a desobediência, a rebeldia. “E os filhos de Eliabe: Nemuel, e Datã, e Abirão; estes, Datã e Abirão, foram os chamados da congregação, que moveram a contenda contra Moisés e contra Arão na congregação de Corá, quando moveram a contenda contra o Senhor; e a terra abriu a sua boca e os tragou com Corá, quando morreu a congregação; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e foram por sinal.” Nm 26. 9-10. É melhor ser obediente do que cabisbaixo.

10 – A CASA DA DÚVIDA. A dúvida gera a insegurança, e a insegurança, o medo. Satanás enganou Eva com dúvidas: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gn 3. 1; mas não enganou Jesus: “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mt 4. 3-4. Onde houver dúvida, haverá perdas.

11 – A CASA DA MEDIOCRIDADE. A mediocridade semeia, mas não aduba; quando aduba, não rega. A cooperação elimina a mediocridade. “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” I Co 3. 6. Pescar e não salgar é mediocridade.

12 – A CASA DA AUTOESTIMA BAIXA. A autoestima baixa gera o complexo de incapacidade, e o complexo de incapacidade, a fuga. “Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.” I Co 12. 22-23. Não há ‘membros simples’, há ‘membros discretos’. Somos iguais diante de Deus.

Conclusão: O exame das edificações deverá ser feito pelo ‘CREA’ da consciência de cada pessoa. Para tal, a Bíblia deverá estar aberta.

Pr. Alailson Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.