Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Rua VF 58 Qd. 45 Lt. 23 Vila Finsocial CEP: 74473-540 Tel. (62) 3518-0320 E-mail: assdeusqd45@hotmail.com Pr. Dirigente: Pr. Alailson Dias

Seguidores

terça-feira, 6 de abril de 2010

Estudo bíblico do Culto de Ensino do dia 06/04/2010.



GUARDA SUA BOCA DO MAL
Texto: Sl. 34.13


INTRODUÇÃO: 
Creio que quando Deus concedeu ao homem a habilidade de falar inteligentemente, com frases e idéias consecutivas, estava validando a afirmação de que Deus criou o homem à sua própria  imagem. Quando Deus confiou ao homem o poder de falar, estava confiando-lhe sua própria autoridade e habilidade criativa, pois foi através das palavras de Deus que toda a criação veio à existência.

Como diz o Sl 33:6: "Os céus por sua palavra se fizeram. E pelo sopro de sua boca o exército deles"; e em Hb 11:3: "Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem". Nenhum poder confiado a qualquer de nós tem maiores implicações para o bem e para o mal que o poder da palavra. Conseqüentemente, é razoável que consideremos com muita atenção a maneira como empregamos este poder.

Por que dentre todos os nossos membros o que o diabo mais quer usar é a nossa boca, língua e lábios? Foi assim desde o Jardim do Édem, ele usou a boca da serpente, de Adão e da Eva. Ele queria só uma coisa de Jó, seus lábios, sua boca, sua língua.

I-      MOTIVOS PORQUE DEVEMOS A GUARDAR A NOSSA BOCA E REFREAR A NOSSA LÍNGUA.

1º- Somos aquilo que falamos e ouvimos, somos frutos das nossas palavras.
2º- A qualidade da vida em família depende do que é falado no lar (felicidade) 1 Pe. 3.10.
3º- O destino da nossa alma é determinado pelas nossas palavras (Mt. 12.36,37).
4º- O estado da minha alma depende do que sai da minha boca (Pv. 21.23) "o que guarda a sua boca e a sua língua guarda das angustias a própria alma". (Pv. 13.13).
5º- A autenticidade da minha religião se manifesta através do que eu falo, (Tg. 1.26).
6º- O que sai da minha boca pode gerar uma psicologia de morte ou de vida, (Pv. 18.21). Frases que matam: "Não vai dar pra nada. O seu burro, não sei pra que nasceu. Me arrependo de Ter casado com você."
7º- Palavras podem contaminar como um vírus (Mt. 15.11).
8º- O que sai da minha boca revela o que está no coração (Mt. 12.34).
9º- O que sai da minha boca pode ser bênção ou maldição (Tg. 3.10).

II-      IDENTIFICANDO PROBLEMAS DA LÍNGUA INDISCIPLINADA

- Falar de mais. Em Pv 10.19 diz: "Na multidão de palavras não falta pecado" . Ec. 5.3. “Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras”. A Bíblia chama a pessoa que fala sem parar de tolo. Uma língua irrequieta demonstra um coração inquieto, precisa de cura.
Pergunto- Palavras vãs. No Sermão da Montanha, há um versículo paralelo:                "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno" (Mt 5:37). "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo: não atentarás contra a vida do teu próximo" (Lv 19:16). "As palavras do maldizente são doces bocados, que descem para o mais interior do ventre" (Pv 18:8). Você sabia que é possível literalmente matar uma pessoa através de palavras? Sei de casos  reais onde ministros morreram sob o opróbrio, vergonha e feridas de línguas maliciosas. Jr 18:18 diz que os inimigos de Jeremias falaram: "Vinde, firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras". Muitos servos de Deus morreram de feridas causadas pela língua. (Mt. 13.36; Ef. 4.29; Mt. 9.37).
- Fofoca. Lv. 19.16 "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo..." (Pv. 18.8; Jr. 18.18; 1 Tm. 5.13; 1 Pe. 4.15).
3º- Mentira. (Pv. 6.16-19; Ap. 21.8; Pv. 12.22).
4º- Bajulação. (Sl. 12.1-3)
5º- Palavras precipitadas. Provérbios 29:20 diz: "Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele". Esta é uma afirmação muito penetrante. Não diga tudo que sente na hora que sente. Se você fizer assim, acabará entrando em problemas sérios. Aprenda a se dominar. No Salmo 106 temos um quadro bem trágico de Moisés, que perdeu o privilégio de guiar o povo de Deus para a terra prometida por causa de uma frase impetuosa que pronunciou. Nada poderia melhor nos mostrar até que ponto Deus é exigente quanto a nossa maneira de falar do que esse acontecimento com Moisés. (Sl. 106.32,33)
6º- Palavras negativas. Este é um dos "pecados respeitáveis" praticados regularmente por pessoas religiosas. Normalmente não é considerado pecado. "Não tenho fé." "Não creio que conseguirei o dinheiro a tempo." "Tenho certeza que será preciso fazer uma operação." As palavras podem ser muito educadas, respeitáveis e religiosas, mas em muitos casos são inaceitáveis a Deus. Muitas vezes, cavamos nossas próprias sepulturas com nossas bocas. Há muitas pessoas mortas hoje que não deveriam Ter morrido. Morreram por causa daquilo que falaram. Um bom exemplo está em Nm. 13., há uma diferença enorme entre o que os Dez espias disseram e o que Josué e Calebe disseram. Josué e Calebe disseram: "Somos capazes". Os outros disseram: "Disseram, não somos capazes". Cada um selou o seu próprio destino pelo que disse.

III-    REMÉDIOS PARA A CURA DA LÍNGUA.
1º- Reconheça que a indisciplina da língua é um  problema do coração, (Mt. 12.33,34; Tg. 3.10-12; Pv. 4.23). "Sobre tudo o que deve guardar, guarda o teu coração...
2º- Confesse os seus pecados e seja purificado, (1 Jo 1.9; Pv. 28.13)."ë necessário reconhecer os errar cometidos no falar como "pecado".
3º- Recuse o mal e se entregue a Deus, (Rm. 6.12,13). Recuse que os membros do seu corpo sejam usados como instrumentos de injustiça e pecado. Entregue os membros do seu corpo para serem usados como instrumento de justiça e para louvor e glória do nome do Senhor.
4º- Compreenda porque você tem uma língua (Sl. 16.9; Atos 2.26).
5º- Resolva louvar a Deus (Sl. 57.5; Sl. 34.1-3).
6º- Lembre se de Cristo, seu Sumo-Sacerdote, (Hb. 3.1; 10.21,23). O que você diz com a sua boca limita o que ele pode fazer por você no céu. Se fizer uma  confissão fraca, você terá um sumo sacerdote fraco em seu favor, pois ele é o sumo sacerdote da sua confissão. Hb 3:1 diz: "Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai  atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus". Ele é o sumo sacerdote  das suas palavras. Se você cerrar os seus lábios, ele terá nada para dizer a seu respeito. Hb 10:21,23 o expressa dessa forma: "E tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus... guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar". Faça sua confissão, continue fazendo e não pare. É isto que significa em português claro.
7º- submeta-se a disciplina do Corpo de Cristo. (Mt. 18.15-17; Pv. 25.23).

A boca do justo é fonte de vida (Pv. 10.11).
Ah! Não se esqueça! Somos senhores das palavras que falamos e escravos das que deixamos escaparem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.